sábado, 2 de maio de 2015

CERTAS PALAVRAS
 
Certas palavras não podem ser ditas
em qualquer lugar e hora qualquer.
Estritamente reservadas
para companheiros de confiança,
devem ser sacralmente pronunciadas
em tom muito especial
lá onde a polícia dos adultos
não adivinha nem alcança.
Entretanto são palavras simples:
definem
partes do corpo, movimentos, actos
do viver que só os grandes se permitem
e a nós é defendido por sentença
dos séculos.
E tudo é proibido. Então, falamos.

Carlos Drummond de Andrade, in 'Boitempo' 



sexta-feira, 1 de maio de 2015

 
1º de Maio: um dia com 125 anos...
 


Desde 1890 que se comemora, em muitos países, o Dia do Trabalhador. Sabes porquê?

Para encontrar a origem do 1º de Maio é preciso fazer uma longa viagem no tempo, recuar a 1886 e aterrar em Chicago. Neste mesmo dia, há 129 anos atrás, milhares de trabalhadores daquela cidade norte-americana fizeram uma greve para reivindicar uma jornada de oito horas de trabalho.
Convém lembrar que os tempos da Revolução Industrial não estavam, então, muito distantes. As massas que tinham deixado o campo e rumado às cidades para trabalhar em fábricas mal sabiam o que era ter direitos. Sabiam, apenas, que o direito a um salário implicava trabalhar horas a fio e cumprir cegamente as regras impostas pelo empregador, fosse qual fosse o seu grau de sensatez.
Naquele 1 de Maio de 1886, quase 40 anos passados sobre a publicação do célebre "Manifesto Comunista" de Karl Marx e Friedrich Engels (pais do Socialismo Científico), a luta não se resumiu à greve. Nesse dia, e nos seguintes, os trabalhadores saíram às ruas para reivindicar a redução do horário de trabalho e para se oporem à exploração por patrões, que os viam mais como máquinas do que como seres humanos.
Num desses momentos de protesto, já a 4 de maio, uma bomba rebentou no meio da multidão. Alguns trabalhadores morreram, dezenas ficaram feridos, os mais altos dirigentes sindicais foram presos pelas autoridades - alguns acabariam mesmo condenados à pena de morte.
Três anos depois, os trágicos acontecimentos na Praça de Haymarker, em Chicago, não tinham sido esquecidos. Nem em Chicago, nem na América, nem no mundo.
Os trabalhadores não desistiram de uma luta que extravasava já fronteiras. Num momento de união de líderes de movimentos sindicais e operários de vários pontos do globo, ocorrido em Paris a 1889, decidiram convocar uma manifestação internacional para o dia 1 de Maio de 1890 e para todos os dias 1 de Maio futuros: 
"Deve organizar-se uma grande manifestação internacional numa mesma data, de tal maneira que os trabalhadores de cada um dos países e de cada uma das cidades exijam simultaneamente das autoridades públicas limitar a jornada laboral a oito horas e cumprir as demais resoluções deste Congresso Internacional de Paris".
Também em Portugal, o Dia do Trabalhador passou a ser assinalado logo a partir de 1890. Com a implantação da República, a 1910, as comemorações do Dia foram facilitadas, mas voltaram a complicar-se durante o Regime Fascista, que as reprimia. Seria preciso esperar por 1974 para o 1º de Maio passar a ser feriado nacional e poder ser comemorado pelos trabalhadores em liberdade.
In: Blogue RBE


 
Julio Iglesias vai estar no MEO Arena dia 30 de maio…
 




O cantor romântico JULIO IGLESIAS vai atuar no próximo dia 30 de maio no MEO Arena, onde irá apresentar o seu novo espetáculo, integrado na WORLD TOUR 2015.
Considerado um dos maiores cantores românticos, volta a Lisboa para seduzir os seus inúmeros fãs com o seu novo espetáculo pleno de charme e glamour.
  JULIO IGLESIAS é um perfecionista. Nos seus concertos enche completamente o palco e seduz todos aqueles que o ouvem, com elegância, paixão, calor latino e a magia de uma voz inconfundível e única.
O artista, nos seus 45 anos de carreira já vendeu mais de 300 milhões de discos em todo o mundo. É o único artista a quem foi atribuído um Disco de Diamante por ter vendido, nos seus primeiros 10 anos de carreira internacional, mais de 120 milhões de discos.
Por certo, será um concerto mágico e memorável para uma noite romântica e inesquecível.
 
BIBLIOTECANDO EM TOMAR
 


BIBLIOTECANDO EM TOMAR propõe um olhar plural sobre a nossa memória coletiva, refletindo sobre as mudanças ocorridas na sociedade portuguesa no pós 25 de Abril. Haverá lugar à discussão sobre a questão da construção identitária portuguesa e da sua relação com as alterações sociais, políticas e culturais que o 25 de Abril de 1974 originou.

Este encontro é promovido pelas seguintes entidades: Agrupamento de Escolas Templários; Câmara Municipal de Tomar; Centro de Formação Os Templários, Instituto Politécnico de Tomar e Rede de Bibliotecas Escolares. Foi acreditado pelo CCPFC com 0,6 créditos.
Ver também em:

 


Operação 7 dias com os media 2015
 
A RBE associa-se à Operação 7 dias com os media 2015, que decorrerá de 3 a 9 de maio próximo, convidando escolas e bibliotecas escolares a assinalarem de algum modo este dia ou semana, num ano particularmente marcado pela questão da liberdade de imprensa/ expressão.
O atentado contra o jornal Charlie Hebdo, em Paris, no dia 7 de janeiro de 2015, trouxe para o debate recente, no espaço público, um valor matriz da civilização ocidental, estreitamente ligado ao nascimento da filosofia, da ciência e da democracia, e que pensávamos estar garantido: o da liberdade de pensamento, de criação e de expressão.
As bibliotecas escolares que queiram aproveitar mais esta oportunidade para não deixar passar em branco um valor tão essencial à nossa vida e às sociedades democráticas, poderão fazer o registo das atividades a desenvolver naquela semana, no portal Operação 7 dias com os media. Por mais simples que sejam, destinadas a celebrar a liberdade de imprensa ou outros valores ligados aos media, todas as iniciativas serão bem vindas!
"É ainda possível chorar sobre as páginas de um livro, mas não se pode derramar lágrimas sobre um disco rígido".
José Saramago