domingo, 3 de agosto de 2014

    10 Cidades - Lugares para visitar com livros debaixo do braço


Leia as propostas de Filipa Melo, na LER de julho de 2008, clicando na imagem

Naguib Mahfouz convida-nos a conhecer o Cairo, como se estivéssemos a «encontrar o amor na velhice»; V.S. Naipaul abre-nos a porta de Mumbai, Orhan Pamuk percorre as duas margens de Istambul; Armistead Maupin conta-nos histórias (estas e tantas outras) de São Francisco; Peter Carey segue o vento secreto de Sydney; Paul Bowles deixou-nos memórias de Tânger; Donna Leon não larga Veneza e Ho Chi Mihn, no Vietname, ganhou novo fôlego através dos romances de Marguerite Duras. Todas as cidades deviam ser descobertas assim – com livros a servir de guias.

TEXTOS DE FILIPA MELO  (Revista LER)

sábado, 2 de agosto de 2014


                                 Agora que o silêncio ...





Agora que o silêncio é um mar sem ondas, 
E que nele posso navegar sem rumo, 
Não respondas 
Às urgentes perguntas 
Que te fiz. 
Deixa-me ser feliz 
Assim, 
Já tão longe de ti como de mim. 

[Miguel Torga]
                                   
                              Todos Juntos Podemos Ler  
(Lista de Escolas apoiadas)   


     Aviso de abertura
[2014.05.12]


Lista de candidaturas ordenadas por DSR
[2014.06.19]                               


Escolas apoiadas
[2014.08.01]


Veja também: Todos juntos podemos ler

segunda-feira, 19 de maio de 2014


Internet Segura | Manifesto Jovem


Está a decorrer uma auscultação aos jovens de toda a Europa sobre o futuro da Internet, questionando-os sobre quais devem ser os seus direitos e oportunidades digitais:

1. Qual seria a única coisa que mudarias para fazer uma Internet melhor?

2. A Internet tem 25 anos de idade. Como pensas que vai parecer a Internet daqui a 25 anos? O que devia garantir?

Na página do website Youth Manifesto dedicada a Portugal, os jovens portugueses têm a possibilidade de também se fazerem ouvir sobre estas questões, postando as suas ideias, debatendo a sua visão e votando nas propostas que considerem mais importantes.

O assunto pode ser discutido previamente na escola com colegas e professores, colocando no website os resultados dessa discussão. Solicita-se, deste modo, às escolas e bibliotecas escolares para que envolvam os alunos nesta iniciativa, conduzida em Portugal pelo Centro Internet Segura, de que a Rede de Bibliotecas Escolares é parceira.

Numa segunda fase, os jovens que tiveram ideias mais votadas, serão convidados para irem a Bruxelas em Novembro de 2014 ao Safer Internet Fórum, para as apresentarem aos decisores políticos e às pessoas da indústria.

Ver também: http://www.rbe.min-edu.pt/np4/1242.html
 
Todos Juntos Podemos Ler



Aviso de abertura

[2014.05.12]

• Todos juntos podemos ler

• Formulário

Ver também: http://www.rbe.min-edu.pt/np4/1245.html



European Media & Information Literacy Forum 2014

 

A Rede de Bibliotecas Escolares vai participar no European Media & Information Literacy Forum 2014, que se vai realizar em Paris, na sede da UNESCO, a 27 e 28 de maio.
O encontro marca o encerramento das actividades do European Media Literacy Education Study (EMEDUS), que é suportado por um consórcio de instituições de sete países, incluindo Portugal. O EMEDUS foi criado para analisar a situação da Educação para os Media no conjunto da União Europeia, sob três pontos de vista:
- educação formal;
 - educação não formal e informal;
 - minorias e grupos socialmente desfavorecidos.
Foi-lhe também atribuída a responsabilidade de produzir recomendações sobre a Educação para os Media, para os próximos anos, pelo que se espera que o Forum de Paris marque o início de uma nova etapa europeia neste domínio.
 Várias instituições nacionais e internacionais ligadas à Educação paras os Media foram convidadas a participar no Forum de Paris, entre as quais o Grupo Informal sobre Literacia Mediática, que a RBE integra.
Numa parceria com a Universidade do Minho e o Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS), a RBE solicitou recentemente a colaboração de cerca de meia centena de escolas secundárias de todo o país, para participarem num Estudo Piloto sobre os Níveis de Literacia Mediática dirigido a alunos de 12º ano. Os resultados do estudo serão apresentados, em primeira instância, neste European Media Literacy Forum de Paris.