quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013




Ler faz-te: compreender, viajar, amar, completar, crescer, atingir, chorar, rir, aprender, gritar, voar, transgredir, desencaixar, rugir, surpreender, ascender,ultrapassar, cair, levantar, competir, ganhar, subir, descer, libertar, prosperar, imaginar, sonhar, decidir, curar, humanizar, sensibilizar, acordar, ir, VIVER. LER FAZ-TE SER!
LER É IMPORTANTE?





Vídeo que a Livraria Itinerante Cabeçudos apresentou na sessão divulgação do seu projeto, a 20 de fevereiro, na Escola Secundária Pedro Nunes (Lisboa), com o apoio da Direção – Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares. O vídeo resulta do trabalho de proximidade e de dinamização da leitura junto de escolas e bibliotecas que, desde o ínicio, tem sido característica da Cabeçudos.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

SER PROFESSOR...


A UTOPIA

"A utopia está lá no horizonte.
Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos.
Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos.
Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei.
Para que serve a utopia?
Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar."
Eduardo Galeano
O  FUMO
Antón Fortes & Joanna Concejo


“…através da leitura temos oportunidade de estar na pele de outras pessoas e de sentir coisas que não fazem parte da nossa vida, mas que no momento em que lemos conseguimos perceber como é. E isso faz-nos ser mais humanos. Na leitura e na escrita encontramo-nos todos naquilo que temos de mais humano.

José Luís Peixoto, in Diário de Notícias (2003)

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013




GUIA DA UNESCO


Guia da UNESCO, sobre a liberdade de expressão, para estudantes (2013): 
http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002186/218618e.pdf




SEM TÍTULO...


COMEMORAÇÕES DOS 500 ANOS
DA
BIBLIOTECA GERAL DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

A propósito das comemorações dos 500 anos da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra [BGUC]

Curiosidades:

-Convencionou-se que a data de nascimento desta biblioteca seria a da mais antiga referência à sua existência. Essa referência relata uma discussão com 500 anos, entre o reitor e o responsável pela livraria [o recebedor]. Ora, faz hoje, precisamente, 500 anos, ficamos a saber, o reitor mandou que se fizesse um cano para escoamento de águas da livraria e também cadeias para prender os livros. E o recebedor respondeu que se recusava a fazê-lo: "bem ho poderiam mandar penhorar e prender que ele não auja de fazer cousa alguma por maes penas que lhe posessem".

-Na sala "dos reservados" podem ser lidos manuscritos e inúmeros documentos raros, entre eles o primeiro rascunho de "Frei Luís de Sousa", de Almeida Garrett.

-A BGUC é a maior e mais rica biblioteca universitária do mundo lusófono, com dois milhões de documentos.

-Urge proceder à digitalização dos documentos para os preservar e os tornar acessíveis a todos e a partir de qualquer geografia. 8000 documentos do fundo antigo já foram digitalizados. 500 documentos deverão ser digitalizados este ano.

-Na Casa Forte entre outros, o exemplar da 1.ª edição de "Os Lusíadas". É raro alguém ter a oportunidade de olhar para o livro...

***

Adaptado, com supressões, a partir da notícia do jornal Público [http://www.publico.pt/] de 12 de fevereiro de 2013, páginas 26 e 27, secção Cultura, da autoria de Graça Barbosa Ribeiro.

http://www.uc.pt/bguc

in: página Facebook da RBE (12 fevereiro 2013)


BIBLIOTECA ATIVA  2


A biblioteca escolar é uma plataforma de saberes, de trabalho e de inovação que se constrói e se reinventa diariamente em cada escola. O seu sucesso resulta dos esforços de todos, e todos estamos convocados para a procura conjunta de contributos, num percurso colaborativo que conjuga continuidade e mudança.
O espaço Biblioteca ativa abordará temáticas de natureza diversa, procurando refletir, inquietar, discutir e apresentar propostas que reforcem e consolidem o percurso das bibliotecas escolares e as tornem núcleos ativos de acolhimento, aprendizagem e construção pessoal.
Aproveitando a celebração do dia da Internet Segura e a relação das bibliotecas escolares com esta problemática, prosseguimos a dinamização do espaço Biblioteca ativa com a publicação: Liga-te, mas com respeito...

http://www.rbe.min-edu.pt/np4/822.html


in: página facebook RBE (12 fev 2013)

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

CONCURSO: Textos de Amor Manuel António Pina

O Plano Nacional de Leitura apoia o Museu Nacional da Imprensa na promoção de atividades de enriquecimento cultural e de valorização da criação de textos, em prosa e em poesia, junto dos nossos jovens.

 Neste quadro, no âmbito da 13ª edição do Concurso de Textos de Amor Manuel António Pina, iniciativa do MNI enquadrada na comemoração do Dia dos Namorados e destinada aos apaixonados de todas as idades, convidam-se todos os jovens dos ensinos básico e secundário das redes pública e privada a participarem neste concurso com textos de amor originais.

 Os textos concorrentes deverão ser registados num impresso próprio, disponível no sítio oficial do MNI (www.museudaimprensa.pt), entre 11 e 17 de fevereiro de 2013.

Para mais informações, consulte:
- Regulamento do Concurso;








quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

"UM CHÁ PARA ALICE" na F. C. Gulbenkian
 
 
 
 
 
Celebrar a figura central do clássico de Lewis Carroll através de algumas das mais sugestivas ilustrações contemporâneas é o propósito da exposição Um Chá para Alice que a Fundação [Calouste Gulbenkian] apresenta na sala de Exposições Temporárias (piso 01).
(...) O eixo central da exposição é o emblemático episódio do chá do Chapeleiro Maluco e da Lebre de Março que inspirou ilustrações tão diversas quantos os autores presentes, e que serão mostradas em mesas desenhadas para o efeito. (...)
A mostra foi estreada este verão no Story Museum, em Oxford, cidade que viu nascer esta narrativa há 150 anos e que veio a tornar-se um dos contos mais universais e intemporais de sempre (...).
 
Ainda pode aproveitar o próximo fim de semana!...
Um chá para Alice
Até 10 fev 2013
10:00 - 18:00 
Encerra às segundas
Fundação Calouste Gulbenkian
Entrada livre


sábado, 2 de fevereiro de 2013

Ana Moura - "DESFADO"

                           
Nissan promove concurso de histórias ilustradas


A Nissan promove um concurso de histórias ilustradas de jovens autores, sobre o tema da mobilidade sustentável.

ver mais em: http://blogue.rbe.mec.pt/2013/02/nissan-promove-concurso-de-historias.html