terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

COMEMORAÇÕES DOS 500 ANOS
DA
BIBLIOTECA GERAL DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

A propósito das comemorações dos 500 anos da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra [BGUC]

Curiosidades:

-Convencionou-se que a data de nascimento desta biblioteca seria a da mais antiga referência à sua existência. Essa referência relata uma discussão com 500 anos, entre o reitor e o responsável pela livraria [o recebedor]. Ora, faz hoje, precisamente, 500 anos, ficamos a saber, o reitor mandou que se fizesse um cano para escoamento de águas da livraria e também cadeias para prender os livros. E o recebedor respondeu que se recusava a fazê-lo: "bem ho poderiam mandar penhorar e prender que ele não auja de fazer cousa alguma por maes penas que lhe posessem".

-Na sala "dos reservados" podem ser lidos manuscritos e inúmeros documentos raros, entre eles o primeiro rascunho de "Frei Luís de Sousa", de Almeida Garrett.

-A BGUC é a maior e mais rica biblioteca universitária do mundo lusófono, com dois milhões de documentos.

-Urge proceder à digitalização dos documentos para os preservar e os tornar acessíveis a todos e a partir de qualquer geografia. 8000 documentos do fundo antigo já foram digitalizados. 500 documentos deverão ser digitalizados este ano.

-Na Casa Forte entre outros, o exemplar da 1.ª edição de "Os Lusíadas". É raro alguém ter a oportunidade de olhar para o livro...

***

Adaptado, com supressões, a partir da notícia do jornal Público [http://www.publico.pt/] de 12 de fevereiro de 2013, páginas 26 e 27, secção Cultura, da autoria de Graça Barbosa Ribeiro.

http://www.uc.pt/bguc

in: página Facebook da RBE (12 fevereiro 2013)


Sem comentários:

Enviar um comentário