segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A água vive em viagem...



A água vive em viagem lavando o mundo a cada passagem, enchendo os mares e dando caminho aos rios, matando a sede dos homens e dos bichinhos, em cada “Menina Gotinha de Água” feita mar, feita nuvem, feita chuva, feita ribeiro para voltar ao amor verdadeiro, o mar, sabendo à partida que em breve voltará a viajar.

Aniversário Papiniano Carlos
in: o Bichinho de Conto (adaptado)
MIA COUTO 


O Prémio Neustadt de literatura é atribuído de dois em dois anos pela Universidade de Oklahoma, cidade norte americana. Este ano, no início do corrente mês, aquela universidade reconheceu o valor de toda a obra do escritor moçambicano Mia Couto e atribui-lhe um troféu e um prémio no valor de 50.000 dólares.
Este escritor já foi galardoado com o prémio Camões, em maio deste ano.
BASE DE DADOS - 2014



Com o objetivo de recolher, de forma estruturada, informação específica sobre diferentes aspetos do funcionamento das bibliotecas escolares, que permita a planificação de futuras ações de melhoria dos serviços prestados, a Rede de Bibliotecas Escolares lança o inquérito Base dados 2014 (BD2014).
Acesso
O acesso ao inquérito é efetuado a partir do Sistema de informação RBE.
Preenchimento
O preenchimento dos questionários deverá ser efetuado pelas escolas sede de agrupamento e escolas não agrupadas, uma vez que o acesso aos formulários BD2014 apenas é permitido a estes estabelecimentos. Nos agrupamentos de escolas, compete ao professor bibliotecário, coordenador da equipa, a organização do trabalho de recolha de informação relativa às bibliotecas dos diferentes estabelecimentos de ensino.
Calendarização
A BD2014 é disponibilizada às escolas em duas fase distintas:
. 11 a 29 de novembro: secções A e D (subsecções D1 e D2)
. 02 a 30 de junho de 2014: secções B, C e D
De forma a facilitar às escolas o trabalho de recolha da informação, são disponibilizados protocolos para a recolha de dados e utilização da biblioteca. Sublinha-se, no entanto, que a sua utilização não dispensa, em caso algum, o preenchimento do inquérito disponível no Sistema de informação:
Mais informações ou esclarecimentos poderão ser solicitados, por correio eletrónico, para base.dados@mail-rbe.org ou, diretamente, através do Serviço de apoio RBE.


sexta-feira, 8 de novembro de 2013

O SR. FRIO



O Sr. Frio é um homem de barba rija e muito cabelo, usa botas de pele e casaco de pêlo, nunca bate à porta e também não lhe importa, entra por qualquer lado, janela, clarabóia ou portinhola de gato... O Sr. Frio não é dado a boas maneiras e tão pouco conhece a palavra educação, é só ele chegar que começa a agitação: hibernam os bichos constrangidos com tais maneiras e com razão e os meninos habituados aos tempos amenos, apanham uma valente constipação. O Sr. Frio acha que não, que é boa pessoa e tem bom coração, mas como arranja amigos um personagem tão grosseirão? 

Sr. Frio.
Ilustrado por Nicola Colton

in: Bichinho de Conto


quarta-feira, 6 de novembro de 2013

BE José Luís Peixoto

Ficam links que nos 'levam' a sítios onde encontramos testemunhos sobre a inauguração da BE José Luís Peixoto, inaugurada no dia 28 de outubro de 2013.




Sophia de Mello Breyner Andresen

(6 de Novembro de 1919 — 2 de Julho de 2004)
 
 
 


ESPERO

Espero sempre por  ti o dia inteiro,

Quando na praia sobe, de cinza e oiro,

O nevoeiro

E há em todas as coisas o agoiro

De uma fantástica vinda.

  Sophia de Mello Breyner
 

 
 
 
 
PROGRAMA RBE.
QUADRO ESTRATÉGICO 2014_2020
 

O quadro estratégico 2014_2020 estabelece um conjunto de padrões de referência para a condução do trabalho das bibliotecas escolares e das ações a desenvolver pelo Programa RBE até 2020.


ver também: http://rbe.min-edu.pt/np4/qe.html
 

 

terça-feira, 5 de novembro de 2013



INAUGURAÇÃO DA BE
"José Luís Peixoto"
No passado dia 28 de novembro, dia Internacional das Bibliotecas Escolares, foi inaugurada a Biblioteca Escolar da EB2,3 Marcelino Mesquita, no Cartaxo.
A cerimónia contou com a presença do escritor José Luís Peixoto, padrinho da BE.


José Luís Peixoto


Professoras Bibliotecárias, Coordenadora Interconcelhia e Diretora CFAE Lezíria - Oeste

ONDJAKI
Os Transparentes



À oitava edição, o Prémio Literário José Saramago foi para Ondjaki, escritor e poeta que nasceu em Luanda em 1977, autor do romance Os Transparentes, publicado pela Caminho em 2012 e que é um retrato de Angola.
O prémio foi esta terça-feira anunciado na sede da Fundação José Saramago, na Casa dos Bicos, em Lisboa. Numa cerimónia em que a poeta angolana Ana Paula Tavares, e um dos membros do júri, fez o elogio do autor e da obra distinguida por unanimidade.
"Este prémio não é meu, este prémio é de Angola." Foi assim que Ondjaki agradeceu o prémio, no valor de 25 mil euros.
in: www.publico.pt