domingo, 3 de agosto de 2014

                                    
                                                 IFLA



International Federation of Library Associations and Institutions  (IFLA) é o maior organismo internacional representante dos interesses das bibliotecas e serviços de informação e dos seus profissionais e utilizadores, contando atualmente com cerca de 1.500 membros espalhados por 150 países.
Entre os principais objetivos da IFLA contam-se a promoção de padrões de fornecimento e prestação de serviços de biblioteca e informação de elevada qualidade e o incremento de uma ampla compreensão sobre o valor de bons serviços de informação e biblioteca.
Na prossecução dos seus objetivos, a IFLA acolhe alguns valores fundamentais:
  • A defesa dos princípios da liberdade de acesso à informação, ideias e realizações humanas e da liberdade de expressão, consagrados no Art. 19 da Declaração Universal dos Direitos do Homem;
  • A crença de que as pessoas, comunidades e organizações devem ter acesso universal e equitativo à informação, ideias e realizações humanas para o seu bem-estar social, educacional, cultural, democrático e económico;
  • A convicção de que a prestação de serviços de biblioteca e informação de alta qualidade ajuda a garantir este acesso;
  • O compromisso de que todos os seus membros possam participar e beneficiar das suas atividades, independentemente de cidadania, deficiência, origem étnica, género, localização geográfica, língua, filosofia política, raça ou religião.
A IFLA organiza, desde 1928, uma conferência anual em que milhares de delegados se reúnem para trocar experiências, debater questões profissionais e conhecer os mais recentes produtos e serviços do sector.
Rede de Bibliotecas Escolares tem estado presente, desde 1998, em algumas destas conferências, onde participou, por exemplo, nos trabalhos de preparação do Manifesto da Biblioteca Escolar, publicado pela IFLA/UNESCO em 2000 e traduzido para português pela RBE.
As Diretrizes da IFLA/UNESCO para bibliotecas escolares, publicadas em 2002, foram também posteriormente traduzidas por um elemento da RBE.
Em 2012, no Encontro Satélite da Conferência IFLA, foi apresentada, pela primeira vez, uma comunicação, que deu origem ao artigo adaptado: Martins, J. T. & Martins, R. M. (2012). Portuguese School Libraries Evaluation Model: an Analysis of Primary Schools’ results for the ‘Reading and Literacy’ Domain, The Australian Library Journal, 61: 4, 265-280, DOI: 10.1080/00049670.2012.10739060.
Em 2014, as bibliotecas escolares estarão, mais uma vez, presentes na Conferência IFLA (80th World Library and Information Congress), que se realiza em Lyon (França), entre 16 e 22 de agosto, através de uma comunicação apresentada pela Escola Portuguesa de Moçambique- Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) sobre o Projeto de cooperação no âmbito das bibliotecas escolares naquele país, intitulada: School libraries in Mozambique.

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