quinta-feira, 11 de setembro de 2014

 ... de José Gomes Ferreira
 
"Devia morrer-se de outra maneira.
Transformarmo-nos em fumo, por exemplo.
Ou em nuvens.
Quando nos sentíssemos cansados, fartos do mesmo sol
a fingir de novo todas as manhãs, convocaríamos
os amigos mais íntimos com um cartão de convite
para o ritual do Grande Desfazer: «Fulano de tal
comunica a V. Ex.ª que vai transformar-se em nuvem
hoje às 9 horas. Traje de passeio».
E então, solenemen...te, com passos de reter tempo,
fatos escuros, olhos de lua de cerimónia, viríamos
todos assistir à despedida.
Apertos de mão quentes. Ternura de calafrio.
«Adeus! Adeus!»
E, pouco a pouco, devagarinho, sem sofrimento,
numa lassidão de arrancar raízes... (primeiro, os olhos...
em seguida, os lábios... depois, os cabelos...) a carne,
em vez de apodrecer, começaria a transfigurar-se
em fumo... tão leve... tão subtil... tão pólen...
como aquela nuvem além (vêem?) - nesta tarde de outono
ainda tocada por um vento de lábios azuis..."
Candidatura ao projeto aLeR+
 

 
Aviso de abertura – escolas da rede pública
Apresentação
O projeto aLeR+ é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura desenvolvido em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares que, nos últimos cinco anos, criou uma rede com cerca 100 escolas/ agrupamentos aLeR+ dispostos a desenvolverem uma cultura integral de leitura. Os resultados positivos evidenciados no balanço do trabalho realizado pelas escolas durante este período e a forma decisiva como a leitura está associada à melhoria do sucesso escolar, contribuiu para o relançamento de uma 2ª Fase que terá o seu início no próximo ano letivo 2014-15.
Considera-se, agora, que será do interesse geral que todas as escolas/ agrupamento possam integrar o projeto e a rede de escolas aLeR+, de modo a que todas possam dar o seu contributo para a promoção dos hábitos de leitura e da melhoria dos níveis de literacia das suas comunidades, desenvolvendo uma cultura de leitura.
O projeto aLeR+ apresenta agora o formato de uma candidatura a que todas as escolas ainda não integradas na rede aLeR+ poderão concorrer, apresentando um projeto para o biénio 2014-2016.
Está ao alcance de todos ser escola/ agrupamento aLeR+.
Objetivos
a) Estimular as escolas a colocarem a leitura e o prazer de ler no centro do seu projeto educativo;
b) Motivar a Integração da leitura como transversal a todas as áreas curriculares;
c) Promover o envolvimento dos encarregados de educação na leitura em família;
d) Aproveitar as redes de leitura já existentes no terreno e outros recursos disponíveis para a promoção da leitura junto da(s) comunidade(s) em que cada escola/ agrupamento se inserem.
Condições de candidatura
a) Cabe às direções dos agrupamentos de escolas a apresentação da candidatura, preenchendo, para o efeito, o formulário disponível em WWW: ;
b) Os agrupamentos de escolas que já integram a rede aLeR+ não poderão ser opositores a esta candidatura.
Prazo
O processo de candidatura decorre de julho a 19 de setembro de 2014.
Critérios de seleção
a) Os projetos apresentados a esta candidatura serão objeto de análise e seleção por parte de um Júri Nacional.
b) O Júri selecionará os projetos que melhor se enquadrem nos objetivos e nas orientações do projeto.
c) O projeto deverá ter caráter original, não podendo ser aceite caso replique ou reproduza projetos já existentes.
d) A afetação de recursos ao projeto terá que ser pensada numa lógica de suporte às ações a desenvolver no seu âmbito.
e) Na seleção dos projetos apresentados, será tida em conta a qualidade geral do projeto proposto em termos da articulação, coerência e adequação entre as orientações e os objetivos gerais aqui definidos e as iniciativas e atividades previstas no projeto de escola/ agrupamento.
f) Os projetos selecionados terão apoio financeiro no âmbito do seu desenvolvimento.
Resultado da candidatura
A lista de escolas selecionadas será divulgada nos sítios da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura.

 
Candidatura ao projeto Ler+ Jovem
 
o Projeto Ler+ Jovem foi lançado há dois anos, tendo merecido a adesão de muitos agrupamentos e escolas que decidiram motivar os seus jovens para lerem mais e melhor, envolvendo-os também num trabalho de promoção e de dinamização de atividades de leitura dentro dos seus agrupamentos e junto dos adultos das suas comunidades.
Damos agora início à 3ª edição deste Projeto, pelo que o Plano Nacional de Leitura em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e com o apoio do Instituto de Educação da Universidade do Minho (U.M.) lançam, mais uma vez, às escolas o desafio para encontrarem estratégias capazes de (re)aproximarem da leitura os jovens do ensino secundário e de ajudarem o público adulto a (re)descobrir o prazer de ler.
 
O Projeto Ler+jovem, que se desenvolverá ao longo dos próximos dois anos, dirige-se a todas as escolas ou agrupamentos que não integraram já a 1ª ou a 2ª edições do Projeto. Pretende-se que os professores orientem os jovens na busca e seleção de textos vários que sejam do seu agrado, que os apoiem na sua compreensão e que os ajudem a organizar pequenas equipas de alunos que apresentem esses mesmos textos à sua comunidade, partilhando e discutindo leituras. Estas equipas de professores e de alunos poderão, assim, viver novas experiências partilhadas de leitura ao mesmo tempo que, com a orientação dos investigadores da U.M., contribuem para identificar hábitos e gostos dos jovens na área da leitura.
 
O desenho do projeto de escola deve, no caso desta candidatura, seguir os objetivos e as orientações contidos no documento: Projeto Ler+jovem |3ª Edição.
 
A candidatura ao Projeto deverá ser apresentada em formulário disponibilizado no SIPNL, até 8 de outubro. Note-se, que a proposta a apresentar por cada agrupamento de escolas/escola não agrupada deverá considerar apenas cinco turmas de 10º ano.
E, um novo ciclo se inicia. Que seja surpreendente!