quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Candidatura ao projeto Ler+ Jovem
 
o Projeto Ler+ Jovem foi lançado há dois anos, tendo merecido a adesão de muitos agrupamentos e escolas que decidiram motivar os seus jovens para lerem mais e melhor, envolvendo-os também num trabalho de promoção e de dinamização de atividades de leitura dentro dos seus agrupamentos e junto dos adultos das suas comunidades.
Damos agora início à 3ª edição deste Projeto, pelo que o Plano Nacional de Leitura em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e com o apoio do Instituto de Educação da Universidade do Minho (U.M.) lançam, mais uma vez, às escolas o desafio para encontrarem estratégias capazes de (re)aproximarem da leitura os jovens do ensino secundário e de ajudarem o público adulto a (re)descobrir o prazer de ler.
 
O Projeto Ler+jovem, que se desenvolverá ao longo dos próximos dois anos, dirige-se a todas as escolas ou agrupamentos que não integraram já a 1ª ou a 2ª edições do Projeto. Pretende-se que os professores orientem os jovens na busca e seleção de textos vários que sejam do seu agrado, que os apoiem na sua compreensão e que os ajudem a organizar pequenas equipas de alunos que apresentem esses mesmos textos à sua comunidade, partilhando e discutindo leituras. Estas equipas de professores e de alunos poderão, assim, viver novas experiências partilhadas de leitura ao mesmo tempo que, com a orientação dos investigadores da U.M., contribuem para identificar hábitos e gostos dos jovens na área da leitura.
 
O desenho do projeto de escola deve, no caso desta candidatura, seguir os objetivos e as orientações contidos no documento: Projeto Ler+jovem |3ª Edição.
 
A candidatura ao Projeto deverá ser apresentada em formulário disponibilizado no SIPNL, até 8 de outubro. Note-se, que a proposta a apresentar por cada agrupamento de escolas/escola não agrupada deverá considerar apenas cinco turmas de 10º ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário