quarta-feira, 14 de março de 2012

BREVE REFLEXÃO...

O programa RBE existe há cerca de 16 anos!
Um grande investimento foi realizado na maioria das escolas do país, com a instalação  e requalificação das Bibliotecas Escolares. Podemos dizer que as Bibliotecas Escolares tornaram-se espaços, dentro da escola, muito agradáveis onde apetece estar!
Cabe-nos, hoje, enquanto agentes da formação/educação dos nossos jovens a responsabilidade de garantir, nesses espaços, a qualidade dos seus serviços não permitindo que todo o investimento feito se desmorone! Trata-se de um património construído por todos nós!
Na atual conjuntura é um dever profissional e moral da escola, garantir aos jovens inseridos numa sociedade cheia de problemas e conflitos também caracterizada pela crescente debilidade económica das famílias, a valorização da educação.
Que fazer?
Temos que valorizar, rentabilizando os recursos humanos e materiais que temos nas escolas.
No espaço da Biblioteca Escolar a presença de um assistente operacional, de preferência com formação específica, nesta área é fundamental para garantir a qualidade dos serviços.
Pensando nos recursos materiais e valorizando sempre o livro em suporte papel, devemos em pleno século XXI garantir a boa utilização dos recursos digitais, na Biblioteca Escolar. Há todo um investimento nesta área que não pode ser desprezado! No espaço da BE devem existir equipamentos suficientes que permitam aos alunos uma aprendizagem mais lúdica e recursos apelativos que conduzam a uma dinâmica de valorização do conhecimento/aprendizagem/formação.
Também os professores bibliotecários são uma “peça” fundamental no papel de hoje e no de amanhã, nas nossas escolas. Eles, já são professores da era digital! Por isso, já são ao lado de todos os professores da escola, responsáveis pelas mudanças pedagógicas baseadas no domínio de novas competências, na experiência e na forte motivação para o uso das novas tecnologias.
Na escola em mudança, onde já se encontra instalado um novo paradigma, temos que valorizar aquilo que foi construído até aqui, na lógica de que o grande desafio agora é ensinar a aprender e produzir a partir do conhecimento.
A “matéria-prima” está lá, na escola…na biblioteca escolar...  são os nossos alunos!
A nossa responsabilidade será na atual sociedade da informação e do conhecimento, torná-los verdadeiros cidadãos autónomos e ativos!
E a mensagem final que vos quero deixar é… valorizem todo o investimento que foi feito pelo programa RBE, Direções Regionais e Autarquias para a formação dos nossos Homens de amanhã!


Sem comentários:

Enviar um comentário