terça-feira, 31 de julho de 2012

Pensamento...







Todos os dias aprendemos... com as pessoas, com as circunstâncias, com a vida. Mas muito do que aprendemos se perde pelo caminho. É como se, ao abarrotarmos uma bagagem, precisássemos deixar algumas coisas antes de continuarmos a viagem.
O mérito está em saber deixar para trás apenas o que não nos é necessário e seguirmos mais leves, com espaço para o novo que, certamente, virá.
Aprender com e sobre as coisas, as pessoas, os lugares, podemos chamar de conhecimento.
Saber o que deixar para trás talvez seja sabedoria.


                                                                                                              Cris Pizzimenti

domingo, 29 de julho de 2012

SUGESTÕES DE LEITURAS


Livro que reúne os contos escritos por Gabriel Garcia Márquez desde os finais dos anos 40 até meados dos anos 90. Um conjunto de 41 histórias que nos permite desfrutar de todo o encanto e mestria do genial escritor colombiano, e que nos leva a um mundo inesquecível cuja realidade se expressa mediante fórmulas mágicas e lendárias.
TESTAMENTO

À prostituta mais nova
do bairro mais velho e escuro
deixo os meus brincos, lavrados
em cristal, límpido e puro...

e áquela virgem esquecida
rapariga sem ternura
sonhando algures uma lenda
deixo o meu vestido branco
o meu vestido de noiva
todo tecido de renda...

este meu rosário antigo
oferece-o áquele amigo
que não acredita em Deus...
e os livros, rosários meus
das contas de outro sofrer
são para os homens humildes
que nunca souberam ler.

Quanto aos meus poemas loucos
esses, que são de dor
sincera e desordenada...esses que são de esperança
desesperada mas firme
deixo-os a ti, meu amor...

Para que na paz da hora
em que a minha lama venha
beijar de longe os teus olhos
vás por essa noite fora...
com passos feitos de lua
oferecê-los às crianças
que encontrares em cada rua...

ALDA LARA 

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Sugestão de Leitura

COMER, ORAR E AMAR

"Aos 34 anos, Elizabeth Gilbert, escritora premiada e destemida jornalista, descobre que afinal não quer ser mãe nem viver com o marido numa casa formidável nos subúrbios de Nova Iorque e parte sozinha numa viagem de 12 meses com três destinos marcados: o prazer na Itália, o rigor ascético na Índia, o verdadeiro amor na Indonésia. Irreverente, espirituosa, senhora de um coloquialismo exuberante, Elizabeth não abandona um minuto a sua auto-ironia e conta-nos tudo acerca desta fuga desesperada ao sonho americano que começou no momento em que encontrou Deus.


Quando fez 30 anos, Elizabeth Gilbert tinha tudo o que uma mulher americana formada e ambiciosa podia querer: um marido, uma casa, uma carreira de sucesso. Mas em vez de estar feliz e preenchida, sentia-se confusa e assustada. Depois de um divórcio infernal e de uma história de amor fulminante acabada em desgraça, Gilbert tomou uma decisão determinante: abdicar de tudo, despedir-se do emprego e passar um ano a viajar sozinha. "Comer na Itália, Orar na Índia e Amar na Indonésia" é uma micro-autobiografia desse ano.



O projecto de Elizabeth Gilbert era visitar três lugares onde pudesse desenvolver um aspecto particular da sua natureza no contexto de uma cultura que tradicionalmente se destacasse por fazê-lo bem. Em Roma, estudou a arte do prazer, aprendeu a falar Italiano e engordou os 23 kilos mais felizes da sua existência. Reservou a Índia para praticar a arte da devoção. Com a ajuda de um guru nativo e de um cowboy do Texas surpreendentemente sábio, Elizabeth empenhou-se em quatro meses de exploração espiritual ininterrupta. Em Bali, aprendeu a equilibrar o prazer sensual e a transcendência divina. Tornou-se aluna de um feiticeiro nonagenário e apaixonou-se da melhor maneira possível - inesperadamente."



RBE_ Projetos e Parcerias

Rbe parcerias e projetos
View more PowerPoint from mariafilomenalr

terça-feira, 10 de julho de 2012

CONCURSO: 
"Diálogos Imaginários Alves Redol e Manuel da Fonseca"

Realizou-se, hoje, dia 10 de julho, pelas 18h, no auditório do Museu do Neorrealismo em Vila Franca de Xira, a entrega dos prémios do concurso “Diálogos Imaginários Alves Redol e Manuel da Fonseca”.
Este concurso foi realizado pelo Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares e a Associação Promotora do Museu do Neorrealismo e contou com o patrocínio da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e Câmara Municipal de Santiago do Cacém (localidades onde nasceram, respetivamente, Manuel da Fonseca e Alves Redol, em 1911) e da Editora Leya.
Foram premiados trabalhos produzidos por alunas do 3º ciclo e ensino secundário, cujo tema refere-se à obra dos dois escritores e demonstra a aquisição de competências expressivas e de saberes relacionados.
As vencedoras foram:
3º ciclo – Joana Tátá (Agrupamento de Escolas El Rei D. Manuel I – Alcochete)
Ensino Secundário – Maria Luís Cipriano (Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos)

E... no final da sessão, não faltou a boa disposição das CIBE – eu e a Helena Brígida!



Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Free digital slideshow customized with Smilebox

segunda-feira, 9 de julho de 2012

SUGESTÕES DE LEITURA

Hoje, reuni com a professora bibliotecária Lina Duarte, na BE da Escola Básica com Secundário José Relvas. Já no final da reunião, pedi-lhe que me sugerisse um livro para ler nas férias... Cão procura Príncipe Encantado para Dona Espetacular Às vezes é preciso ter faro para o amor

Achei interessante, por isso deixo aqui a sugestão!

Carolina sonha com o Príncipe Encantado, mas por mais que tente acaba sempre por atrair o homem errado. Até que entra em cena Hércules, um cãozinho amoroso e dedicado, que decide recompensar a dona levando para casa o Sr. Certo.
Mas onde está ele? Como descobri-lo?

Começa aqui um romance terno e divertido, sobre um cão que ama a sua dona, uma dona que só quer ser amada e um príncipe à espera de ser encontrado...

O bestseller do ano (2011). Uma história de amor que encantou
milhares de leitoras em todo o mundo.

sábado, 7 de julho de 2012

TECENDO REDES DE LEITURA
Seminário - junho 2012


Realizou-se, nos dias 28 e 29 de junho, em Azambuja, o Seminário “Tecendo Redes de Leitura”, organizado pelo Centro de Formação de Associação de Escolas da Lezíria-Oeste e a Rede de Bibliotecas Escolares.
Este Seminário foi pensado porque na atual sociedade da informação é sempre pertinente abordar o tema da leitura em diversos contextos e suportes como base para o desenvolvimento das literacias, na formação dos cidadãos de amanhã.
Também, porque a existência de novos paradigmas na sociedade informacional contemporânea implica a necessidade de uma reflexão sobre o contributo das Bibliotecas Escolares, em geral, e dos professores em particular, no desenvolvimento de competências na leitura, nas literacias da informação e competências TIC.
Assim, o Seminário “Tecendo Redes de Leitura” teve como principal objetivo proporcionar um espaço de reflexão sobre as práticas de utilização dos recursos existentes na BE como incentivo à leitura/animação, à literacia e no apoio ao currículo.
Dividido em dois dias, no primeiro pretendeu-se motivar para o debate e a reflexão sobre o papel da Escola no contexto da sociedade atual; no segundo, através de workshops, procurou-se valorizar e partilhar diferentes experiências, visões e conhecimentos diversos.
Foram dois dias de agradável partilha! 



Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Photo slideshow created with Smilebox

sexta-feira, 6 de julho de 2012

PARTILHANDO SABERES...
                        

View more PowerPoint from mariafilomenalr
AS "NOSSAS" BE

Na BE da Escola Secundária Sá da Bandeira, em Santarém há um "cantinho" para mim!
Agradeço aqui, à diretora daquela escola, a colega Adélia, que gentilmente me cedeu esse espaço e criou as condições necessárias para eu exercer as funções de coordenadora interconcelhia da RBE.

Bem haja!


           Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Personalize your own photo slideshow

quinta-feira, 5 de julho de 2012

HÁ DIAS ASSIM...


HÁ DIAS QUE JÁ LÁ VÃO.
HÁ DIAS QUE NUNCA MAIS CHEGAM.
HÁ DIAS EM QUE CONTAMOS OS DIAS PARA AS FÉRIAS
Texto de : Isabel Minhós Martins

domingo, 1 de julho de 2012