APRENDER COM A BIBLIOTECA ESCOLAR
Vivemos uma época de profunda mudança, fortemente
marcada pela revolução tecnológica e digital e com grande impacto em todos os
domínios da vida social, designadamente na educação e na escola.
Para serem bem sucedidos na sua vida pessoal, escolar e
profissional, os jovens têm hoje, não só de dominar os saberes convencionais,
como um conjunto de novas competências de literacia, cada vez mais complexas e
variadas.
A preocupação face a estas exigências, tem determinado a
colocação na agenda das instituições educativas, de novos quadros de referência
sobre as aprendizagens dos alunos que hoje cabe à escola garantir, sendo de
assinalar a integração curricular nestes quadros, de um conjunto de conhecimentos
e capacidades transversais, considerados nucleares no nosso tempo.
As bibliotecas escolares são, pelas condições de acolhimento, acesso à
informação e possibilidades de aprendizagem que facultam, um recurso
privilegiado das escolas para responder a estes desafios.
Foi esta convicção do papel que as bibliotecas podem desempenhar no
desenvolvimento da literacia da leitura, dos média e da informação e no uso
crítico e criativo das tecnologias, que motivaram a elaboração, pela Rede de
Bibliotecas Escolares, de um referencial de aprendizagens associado ao trabalho
das bibliotecas escolares.
O Referencial e um
conjunto de materiais complementares podem ser acedidos através das
seguintes ligações ou, diretamente, na área de conteúdos do portal RBE:
- Aprender com a
biblioteca escolar:
- Aprender com a
biblioteca escolar: enquadramento e conceção:
- Aprender com a
biblioteca escolar: apresentação:
Sem comentários:
Enviar um comentário