RELATÓRIO SOBRE O ESTADO DA LITERACIA
NA
UNIÃO EUROPEIA
O relatório sobre o estado da literacia na
União Europeia apresentado em Portugal, na VI Conferência do PNL, pela
Princesa Laurentien, que presidiu ao grupo de peritos responsável pela sua
elaboração, em que participou Roberto Carneiro, tem agora uma síntese em língua portuguesa.
O relatório surgiu na sequência dos últimos resultados do Programa
PISA e
enquadra-se no contexto da estratégia Europa 2020 da UE, para cuja concretização, a
literacia constitui uma questão chave.
O documento procura ser uma chamada de atenção para o problema
da iliteracia, que afecta atualmente todos os países europeus, analisando
a problemática que, no presente, envolve o domínio da literacia, a sua evolução
face ao desenvolvimento das modernas tecnologias e à necessidade de repensar o
tipo de competências necessárias no futuro, bem como as estratégias para a sua
melhoria. Daí o título de capa da versão síntese portuguesa: Aja
agora mesmo!
Entre as recomendações deste relatório, merece destaque o
reconhecimento e reforço do papel das bibliotecas escolares no livre acesso à informação,
aprendizagem e desenvolvimento da literacia, e a continuidade do apoio a este
sector.
Portugal é um dos países referidos que mais progressos fez a
nível do PISA, sendo dada ênfase, a este propósito, aos contributos do PNL, RBE
e de outras iniciativas.
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