quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Comissão Nacional da UNESCO


A Comissão Nacional da UNESCO (CNU) e a Rede de Bibliotecas Escolares têm vindo, desde 2011, a colaborar em diversas atividades.
Em dezembro de 2012 foi assinado um protocolo de colaboração, com o objetivo de formalizar a parceria entre estas duas instituições no domínio da literacia científica, de forma a sensibilizar a comunidade educativa  para os problemas ambientais e  da prevenção da saúde.
 A este propósito, foram promovidas pela CNU, no âmbito das Décadas das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) e da Biodiversidade (2011-2020), diversas “Ações de Informação em Contexto” destinadas aos professores bibliotecários e outros docentes dos concelhos de Mafra e de Torres Vedras.
 Estas iniciativas contaram com a exposição itinerante da CNU “Era uma vez a Terra...", palestras com especialistas e a disponibilização de um conjunto de documentos sobre os temas nas bibliotecas escolares envolvidas.
 Na sequência deste trabalho, prevê-se realizar um conjunto de concursos que se destacam:
 - II concurso escolar  “A Química entre Nós…” (2012/2013), envolvendo a Câmara Municipal de Torres Vedras, a Bayer Portugal e outros parceiros;
 - lançamento do projeto nacional “Maratona da Saúde”(2013), coordenado pelo Instituto Gulbenkian de Ciência e a desenvolver em dez escolas do país, incluindo os arquipélagos da Madeira e dos Açores;
 - projeto nacional “Ano da Matemática do Planeta Terra/MPT” (2013), em colaboração com diversas instituições.







Sem comentários:

Enviar um comentário